Blog Artigo

Fotografia
28/12/2024

Entrevista ao Joranl Noticias do Parque das Nações

O PARQUE DAS NAÇÕES É SEM DÚVIDA UM EXCELENTE MERCADO PARA AS NOSSAS VIAGENS

Somos especializados nos destinos Açores, Madeira e Turquia onde ao longo dos últimos anos colocámos dezenas de grupos sempre com um elevado grau de satisfação por parte dos clientes. No último ano iniciámos a nossa operação em dois novos destinos que foram um sucesso enorme e que de algum modo marcaram um ponto de viragem na nossa oferta. A Sicília e os Fiordes da Noruega são agora um dos nossos principais programas. A Turquia é sem dúvida, e por uma série de motivos, o mais marcante destino e aquele que marcou de alguma forma a nossa chegada ao mundo do turismo.
 

Há quanto tempo a PTL TOURS está no Parque das Nações?
A PTL Tours estabeleceu-se no Parque das Nações em Outubro de 2019. Com toda a con- juntura associada à Pandemia do Covid19, aos vários confinamentos e toda a situação daí decorrente, abrimos definitivamente ao público em Novembro de 2021.

 

As viagens de grupo com guia são o vosso grande factor diferenciador, certo? De que forma os vossos serviços podem marcar a diferença?
A PTL Tours é especializada em viagens em grupo no regime de Tudo Incluído com guia acompanhante permanente que assegura a quem connosco viaja um acompanhamento diferencia- do por alguém que faz a ponte entre a agência, os clientes e fornecedores de forma a que a expe- riência de viagem seja o mais enriquecedora pos- sível e proporcione momentos memoráveis. Temos uma selecção muito criteriosa dos guias que trabalham com a PTL Tours. Privilegiamos a capacidade de interação com o cliente aliada a uma componente cultural e de conteúdos que vá ao encontro dos clientes mais exigentes.

 

Como funciona o dia-a-dia numa viagem desse tipo?
As nossas viagens são maioritariamente de avião, disponibilizamos um serviço distinto desde o momento da reserva até ao follow-up da viagem. No Aeroporto temos sempre um colaborador que auxilia no momento do check-in, o check-in onli- ne é sempre realizado por nós, a documentação é enviada por email para o cliente apenas para con- firmação, é entregue uma pasta com toda a docu- mentação de viagem e uma mochila. O grupo é depois acompanhado pelo guia e, principalmente em alguns destinos na Europa, como Itália, temos depois guias locais em cada local a visitar. O day by day nos nossos circuitos começa bem cedo com o pequeno-almoço no hotel seguido de visi- tas aos locais que constam no programa. Esses são devidamente enquadrados do ponto de vista histórico/cultural pelos guias. Todas as refeições estão incluídas e tentamos sempre que alguns dos almoços sejam com- postos por gastrono- mia
típica do destino a visitar. Todo o pro- cesso logístico é por nós cuidadosamente programado, todas as reservas necessá- rias para as visitas são devidamente tra- tadas de forma a que os clientes possam usufruir ao máximo da viagens e não existam períodos de entrada por exemplo nos  monumentos demasiado demorados nem exista qualquer espera nos restaurantes de forma a que as refeições estejam devidamente preparadas e servidas sem demoras desnecessárias. A chegada aos hotéis é sempre ao final do dia de visitas, existem muitos poucos tempos livres e sempre que possível os cliente poderão usufruir dos serviços do hotel.

Quais são os destinos mais visitados e dê-nos um exemplo de uma viagem que tenha ficado marcada ao longo destes anos de experiência?
Somos especializados nos destinos Açores, Madeira e Turquia onde ao longo dos últimos anos colocámos dezenas de grupos sempre com um elevado grau de satisfação por parte dos clien- tes. No último ano iniciámos a nossa operação em dois novos destinos que foram um sucesso enor- me e que de algum modo marcaram um ponto de viragem na nossa oferta. A Sicília e os Fiordes da Noruega são agora um dos nossos principais pro- gramas. A Turquia é sem dúvida, e por uma série de motivos, o mais marcante destino e aquele que marcou de alguma forma a nossa chegada ao mundo do turismo.

 

Considera o Parque das Nações um bom mer- cado para as vossas viagens, porquê?
O
Parque das Nações é sem dúvida um excelente mercado para as nossas viagens, devido ao poder económico dos residentes, muitos dos moradores estão numa fase de vida que lhes permite via- jar bastante e que procuram viagens de qualidade e sem complicações e temos a felicidade de ter- mos fidelizado bastantes moradores do Parque das Nações e que em muitos casos são hoje muito mais que clientes. ainda um novo “mercado” que tem vindo a crescer exponencialmente e que são os residentes estrangeiros que nos procuram sobretudo para viagens ao Arquipélago dos Açores e da Madeira, mas também de alguns des- tinos como Marrocos ou Turquia.


Assim de repente, que viagem lhe ocorre suge- rir para membros da nossa comunidade?
Esta é uma questão complexa e que para um agente de viagens é sempre difícil de responder, cada cliente tem as suas especificidades, gosto pessoal e apetência por determinado tipo de via- gem e destino. Recomendaríamos claramente a Turquia para alguém que procura um destino muito rico do ponto de vista cultural, Marrocos um destino próximo e com algum exotismo, para um destino de Natureza o Arquipélago dos Açores com especial evidência para a Ilha das Flores e do Corvo, e, para um destino de praia e próximo, claramente Porto Santo.

Quem é o
Luís Costa e qual é para si a importância de viajar e qual a viagem que mais o marcou?
Sou natural de Lisboa, tenho 47 anos, casado, dois filhos e uma paixão enorme por viagens. Sou licenciado em História na Variante de Arqueologia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, e sempre me imaginei a trabalhar na área da Arqueologia, mas, após uma viagem à Turquia, decidi realizar mestrado em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos, na ESHTE. Em 2013 fui cofundador e director geral de um Operador Turístico especializado em viagens em grupo. Em 2019 juntamente com o meu irmão e um grande amigo criámos a PTL Tours, cuja sigla são as iniciais dos três sócios (Pedro, Tiago e Luis). A PTL Tours é o projecto de uma vida e temos vindo a formar uma equipa de excelência com colaboradores com muita experiência na área do turismo, no atendimento ao público e na consultadoria de viagens, estamos hoje aptos não só a realizar viagens em grupo como organizar viagens para individuais em qualquer destino e com as mais diversas temáticas. Visitar um novo destino permite-nos alargar horizontes e conhecer diferentes realidades, o que se traduz num cresci- mento pessoal e numa das experiências mais marcantes da nossa vida. Alguns ensinamentos e experiências de vida só são passíveis de adquirir em contexto de viagem. Pelo atrás exposto, a via- gem que mais me marcou foi sem dúvida a viagem realizada, em 2007, de 15 dias à Turquia.